EXPOSIÇÕES
EXPOSIÇÕES
veja imagens das exposições...
1976
- Coletiva durante o I Festival de Verão de Areia (Desenho). Areia, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “4 Artistas Novos” (Pintura). Galeria de Arte Pedro Américo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1977
- Coletiva “Artistas Gaúchos e Paraibanos” (Pintura). II Festival de Verão de Areia, Teatro Minerva, Areia, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- “Coletiva Universitária de Artes Plásticas da Paraíba” (Prêmio UFPB de Pintura). Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriant, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
- “II Salão Nacional Universitário de Artes Plásticas”. Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1978
- I Exposição Individual (Desenhos a bico de pena e óleo / cartão). Centro de Cultura da UFPB, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Arte Nova” (Desenhos e Pinturas). Centro de Cultura da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.
1981
- Coletiva “Arte Paraibana 80”. VI Festival de Verão de Areia, Areia, Paraíba, Brasil.
1982
- Coletiva de Artes Plásticas. VII Festival de Verão de Areia. Areia, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “O Cartaz no Teatro” (Cartaz da Peça “Donzela Joana”). Sala Almeida Júnior, Galeria Prestes Maia, São Paulo, São Paulo.
- Coletiva de Aniversário da Galeria Gamela (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1983
- Coletiva de Inauguração da Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva no Espaço Cultural (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva na Galeria Gamela (Serigrafias). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “A Magia dos Dias” (Pinturas). Galeria Portinari, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1984
- Coletiva de Artistas Nordestinos (Pinturas). Escritório de Arte , João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1985
- Coletiva , Galeria Transarte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva de Artistas Paraibanos “De Todas As Cores”(Pinturas). Exposição beneficente em prol do Hospital Padre Zé. Espaço Novo, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva de Artes Plásticas (Pinturas). Galeria Archidy Picado, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- I Coletiva CEF de Artistas Paraibanos”(Pinturas e Painel). Caixa Econômica Federal da Paraíba/Galeria Transarte, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1986
- Coletiva de Artes Plásticas em benefício da “Casa do Candango” (Pinturas). Brasília, DF, Brasil.
- Coletiva “Artistas Paraibanos”(Pinturas). Hotel Garvey Park, Brasília, DF, Brasil.
- I Coletiva Pernambucana Galeria de Arte (Pinturas). Hotel Vila Rica, Porto Velho, Ro, Brasil
1987
- ·Coletiva na Pernambucana Galeria de Arte (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- ·Coletiva “Pintores da Década de 80” (Pintura). Teatro Santa Roza, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1988
- Coletiva “ 3 Artistas Paraibanos” (Pinturas). Inauguração da Galeria de Artes Plásticas do SESC, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Arte Atual Paraibana” (Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1989
- Individual “Sintese” (Pinturas). Escritório de Arte da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva na Galeria de Arte do SESC/Pb, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1990
- Mostra de Presidiários (Pintura). Festa das Neves, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Exposição Beneficente em prol do menor carente.
- Coletiva (pintura). Jangada Clube, João Pessoa, Paraíba, Brasil. Mostra beneficente em prol do Projeto Vivência - Cultura no Presídio.
- Coletiva “II Arte Atual Paraibana”(Pintura). Espaço Cultural, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva de Inauguração da Galeria de Arte Sol Nascente (Pintura). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1991
- Individual “Retalhos de um verão” (Pinturas). Galeria de Arte Sol Nascente, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1993
- Individual de inauguração da Steinbach Galeria de Arte (Pinturas). João Pessoa, Paraíba, Brasil.
1998
- Individual “Nômades Amantes do Tempo” (Pinturas). Museu Municipal de Mossoró, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Individual itinerante,1998, no Museu Municipal de Mossoró - Museu Municipal Jornalista Lauro da Escóssia, e na Fundação Cultural Capitania das Artes, respectivamente em Mossoró e em Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. "Duas exposições importantes para o meu recomeço da carreira e da vida. Minha eterna gratidão a todas as pessoas generosas de Mossoró, pelo voto de confiança, pelo estímulo e pelo indispensável apoio que me foram dados de maneira tão dignamente incondicional, ao me aceitarem e me adotarem como filho da terra, durante os anos em que lá vivi, mesmo cientes da situação de apenado em que me encontrava. É para essas maravilhosas criaturas que dedico esta página, que somente está sendo elaborada agora por conta da sua enorme generosidade naquela época - agradecimento muitíssimo especial para France...";
2002
- Aposição do Retrato do Presidente Epitácio Pessoa, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Aposição do Retrato do Deputado José Mariz, em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2004
- Retrospectiva "Steinbach - 30 Anos de Pintura" (pinturas e gravuras). Salão Pedro Américo, Casarão 34 - Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2006
-
Coletiva "Coletiva "Artistas Brasileiros 2006". Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional, de 21 de junho a 14 de julho, em Brasília - DF, Brasil. Mostra organizada pelo Senado Federal, objetivando catalogar e expor os artistas (pintores) mais expressivos da atualidade em seus respectivos Estados. Eu fui representando a Paraíba. A exposição foi no Salão Negro do Palácio do Congresso Nacional (Brasília - DF), com abertura presidida pelo Presidente do Senado, Renan Calheiros, em solenidade muito prestigiada pela sociedade em geral e pelo corpo diplomático sediado no Distrito Federal. O evento foi um sucesso, com a participação de 60 artistas de todo o Brasil e cerca de 10.000 visitantes. "Jamais esquecerei a maneira digna e carinhosa com que fui tratado por todos no Congresso Nacional. Em um difícil momento de recomeço, foi um aval de peso para a minha retomada do meu lugar ao sol... " Um agradecimento especial a Érica e José William Chianca, pelas imagens e pelo apoio.
2007
- Coletiva “Arte Postal SESC II” , 08 de maio, SESC Centro, João Pessoa - Paraíba, Brasil.
- Coletiva em homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”, integrando o projeto Cultura no Centro, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos, de 08 a 30 de março, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Múltiplos”, na sala de exposições Tomás Santa Roza, no Casarão dos Azulejos, de 15 a 30 de maio, João Pessoa - Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Expoentes da Arte Paraibana”, Casarão 34, Funjope, de 17 de maio a 18 de julho, João Pessoa - Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Das Neves - Uma História”, organizada pela prefeitura da cidade, através da Funjope, como parte da programação da Festa das Neves. Casarão 34, Agosto, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
- Coletiva “Mostra Paraibana de Mini-gravuras”, organizada pelo Clube da Gravura da Paraíba.De 15 de outubro a 15 de novembro, Casarão 34 - Funjope, João Pessoa, Paraíba, Brasil.
2008
- "Mulheres em Evidência", uma homenagem à mulher (Individual, pinturas de retratos de mulheres influentes e de destaque em diversos segmentos da sociedade paraibana). Organizada pelo Governo da Paraíba, através da Sub-secretaria de Cultura, com produção de Rosanna Chaves, em reverência ao chamado Mês da Mulher. A exposição faz parte do “Projeto Cultura no Centro”, que realiza anualmente eventos culturais no centro histórico da cidade. De 06 a 30 de março, Casarão dos Azulejos, sala Tomás Santa Roza, João Pessoa, Paraíba.
- “I Bienal Pequenos Formatos”. Coletiva. Participa como convidado. Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba. De 13 a 31 de maio de 2008 .
- “1ª Mostra de Arte Contemporânea Paraibana.” Coletiva de Inauguração da Estação Cabo Branco - Estação Ciência, Cultura & Artes. De 3 de julho a 31 de Agosto de 2008 .
- “Caravana de cultura da Paraíba” (gravuras). De ABRIL A DEZEMBRO DE 2008. Festival itinerante de cultura, com exposições do acervo do FIC - Fundo de incentivo à Cultura, Coletiva dos artistas paraibanos Bruno Steinbach, Fran Lima, Guy Joseph, Joalisson Cunha, Clóvis Júnior, Dadá Venceslau, Paulo Aurélio, Sayonara Melo, Shiko, Wilson Figueiredo, Flávio Tavares, Chico Dantas, Ivanusa Pontes, Alexandre Filho, Tito Lobo, Régis Cavalcanti, Fred Svendsen, entre tantos outros. Realização: GOVERNO DA PARAÍBA.
2009
II Arte Postal SESC-Pb”. Coletiva. Participa como convidado. Área de Lazer, Sesc centro, João Pessoa, Paraíba.Dia 26 de maio de 2009 . O III Arte Postal SESC-PB faz parte das atividades do VI FAVIP - Festival de Artes Visuais da Paraíba, realizado de 19 de maio a 5 de junho de 2009, na área de lazer do SESC-CENTRO João Pessoa. Uma realização do SESC-PB em parceria com a ASSOCIART.“Coletânea Paraibana”. Coletiva. Participa como convidado. Estação Ciência, Cultura e Artes (Estação Cabo Branco). Altiplano Cabo Branco, João Pessoa, Paraíba, Brasil. De 26 de agosto a 27 de outubro de 2009. Com mais de 160 artistas participantes, a mostra é um panorama das artes plásticas paraibanas, com obras do século XIX aos dias atuais. Realização: Prefeitura Municipal de João Pessoa.
2010
- "PARAHYBAVISTA - URBE & ORBE". Individual (infogravuras com paisagens da Paraíba). De 15 a 31 de julho de 2010. Área de lazer do SESC/centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Composta de um álbum de gravuras com paisagens da capital e arredores, sendo a primeira etapa do projeto Parahybavista (em andamento). Agradecimento aos parceiros, em especial a Joaquim Norberto Sales (Panificadoras Bonfim).
veja as imagens da abertura…
2011
- “FESTIVAL DE ARTES PLÁSTICAS”. Coletiva (infogravuras com paisagens da Paraíba). Realizado pelo Projeto Arte na Contemporaneidade: Pensamento, Criação e Ato. De 18 a 19 de março de 2011. Localização: Palácio das Artes, Campina Grande, Paraíba, Brasil.
- “POETICIDADE”. Individual (Pinturas). Em uma homenagem prestada ao artista pelo SESC, a mostra integra a programação do VIII Festival de Poesia Encenada do Sesc. Obras de arte que simbolizam o amor, esta é a proposta da exposição de quadros do artista plástico Bruno Steinbach. A mostra integra aprogramação do VIII Festival de Poesia Encenada do Sesc, evento que mobilizou os segmentos das artes cênicas e literatura no período de 05 a 08 de abril, na Área de Lazer do SESC - Centro João Pessoa. A exposição conta com oito telas de pintura a óleo, dos mais variados estilos. A temática dá ênfase às mulheres nuas e aos casais apaixonados no ritual do amor. As obras revelam a emoção de um momento íntimo aos olhos de quem pinta, e, para quem aprecia, é um “prato” cheio de loucura e paixão. Porém o destaque da mostra é a tela intitulada "Pescador", sua primeira pintura datada de 1974, quando tinha apenas 16 anos. Entre as obras estão as pinturas “A obsessiva saudade de Hariel” (1998), “Devaneio IV” (1999), "Abraço, opus II" (2000), "Transcendência dos Sentidos - o Céu de Aladiah" (1998), “Lala” (2004) e “Bunda” (1995), e a serigrafia “Sem título” (1985). De 05 a 08 de abril de 2011. Localização: Área de Lazer do SESC – Centro. João Pessoa, Paraíba, Brasil. Veja a matéria no site do SES C...
veja imagens das exposições...